terça-feira, 23 de agosto de 2011

Complexo Turístico será denominado de Belarmino Pereira de Araujo

PROJETO DE LEI Nº 008/2011 – Legislativo.

EMENTA: Denomina o nome de BELARMINO PEREIRA DE ARAÚJO, o Complexo Turístico em nosso Município e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CERRO CORÁ, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições e de conformidade com as disposições da Lei Orgânica Municipal,

FAÇO SABER, que a Câmara Municipal aprovou e Eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica denominada de Belarmino Pereira de Araújo o complexo turístico localizado no bairro Seridó no município de Cerro Corá RN.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se se as disposições em Contrário.

Câmara Municipal de Cerro Corá RN, em 11 de agosto de 2011

José Edivaldo Pereira

Vereador Autor

_____________________________________

BIOGRAFIA .

Belarmino Pereira de Araújo.

Nascido aos 09 de outubro de 1910, em Riacho do Boi na Paraíba, O Senhor Belarmino Pereira de Araújo, mais conhecido por Seu Belo, apelido que ganhará da família, chega a Cerro Corá com os pais quando ainda era muito jovem. Ao chegar ao novo município a família inicia-se no trabalho vendendo mão de obra na agricultura; embora indo passar uns tempos em Baraúna, retorna e se estabelece numa propriedade que adquirira no Sitio Divisão, Nessa época o Sr. Belo se principia pela atividade de bancador de jogo, especialmente nos dias de feira.

Casado com a Senhora Ana Marques de Araújo, seu Belo usufrui da ascensão da agricultura, principalmente da produção do algodão, Além do cultivo do sisal; consegue uma vida promissora na produção de cereais, juntamente com seus filhos que somavam um total de 10. Apesar da casa da família ser repleta de muita gente, também criou outras seis pessoas de familiares e parentes com os quais conviviam.

Devido às boas relações que mantinha com seus moradores, amigos e até mesmo pelas atividades que realizava seu Belo ganhou popularidade no município e com isso nasce o desejo de ser vereador.

E como as relações eram muito amistosas, o Sr. Belarmino sempre seguia as convicções políticas do amigo Servulo, o que culminou na sua candidatura a vereador em 1958 fazendo que exercesse o mandato de 1959 a 1963 pela UDN. Belarmino Pereira apesar da semelhança no sobre nome não tem nenhum laço sanguíneo com a tradicional família Pereira.

Um fato interessante é que ele não demonstrava muito interesse pela política, até mesmo as discussões sobre o assunto em casa só vieram a se estabelecer depois de seu mandato. De modo que se candidatou apenas uma vez e ao exercer o mandato não mais se interessou pela política. Retornando depois só para apoiar alguns de seus filhos como o Sr. Altino Pereira que se candidatou vereador por duas vezes, porem não teve sucesso. Depois o Sr. Belarmino também apoiou um neto que hoje atua como vereador o Sr. Edivaldo Pereira.

Em outubro de 1997, já com problemas cardíaco, ainda lúcido e possuidor de grande vivacidade, morre o Sr. Belarmino Pereira, aos 87 anos de idade, deixando a prole um legado de valores pautados no trabalho como forma de enobrecimento do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário